terça-feira, 28 de outubro de 2008

Reflexões entre professores em blogs

Mais uma vez me deparo com a educação e o blog, acho que tô me apaixonando por esse tema. =)
Dessa vez, além de falar da importância do blog para o progresso educacional, o objetivo principal é falar das reflexões entre os professores em blogs. Na verdade estou participando do Congresso Comunicar (vale ressaltar que é online, rsrsrs) e acabei de ler um texto da professora Adriane Lizbehd Halmann sobre tal tema como passos para novas educações.

Achei muito interessante a forma como a professora aborda a importância do blog e da interação entre os professores que o possuem. O fato de deixarmos de ser meros consumidores e passarmos a ser autores, já que aqui nossa opinião prevalece e é enriquecida com os comentários dos colegas blogueiros, uma verdadeira troca de informação, de experiências diversas.

No meu caso por exemplo, o blog tem ajudado a formular melhor minhas idéias, organizá-las de modo que quem leia consiga compreender e opinar. Isso ocorre gradativamente, no primeiro momento há certa resistência, mas com o tempo o blog passa a ser um local prazeroso de reflexão e exposição. Penso que pra grande maioria também, a princípio seja um pouco mais difícil expor suas refexões e até formulá-las, mas como disse antes, acaba tornando-se mais simples.

O melhor de tudo isso é a troca de opiniões, as críticas e diferentes abordagens de um mesmo tema. Isso certamente enriquece a prática educacional.

4 comentários:

Isabela Lacerda disse...

Eu também li esse texto e adorei Nay. É interessante o que ela traz ao abordar esse tema, principalmente para nós que estamos vivenciando essa experiência com Blog. E o que estou achando bem legal nesse congresso é sensação de familiaridade com tudo, justamente por estar imersa nessa "universo" com as aulas de Bonilla.
Está sendo show esse congresso!!!

Nayara Moura disse...

É exatamente assim que me senti também!!!
A sensação de que não estou tão perdida nesse universo ainda que novo é ótimaaaa! =)

Ivana Priscill@ disse...

Gostei muito da postagem viu? Fiz uma muito semelhante no meu blog e troxe tbm postagens de outros textos que estão no congresso, muito bons por sinal, depois dá uma olhada e comenta. Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Maybe Tomorrow disse...

Também li esse texto e gostei muito, pois acredito que a troca de experiências entre indivíduos de uma mesma profissão é mais eficiente do que a formação contínua no seu modelo formal visto que as experiências, os conhecimentos trocados pelos professores através dos blogs são oriundos da própria prática desses profissionais e, portanto, constituíssem em conhecimentos muito mais legítimos e válidos.