terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um pouco mais de Economia Solidária - Outra economia acontece

A economia solidária de forma diferente tem o objetivo de produzir, vender, comprar e trocar o que é necessário para viver. Dessa forma, visa a cooperação na comunidade, sem que ocorra a exploração dos indivíduos, sem a destruição do meio ambiente e sem hierarquia na relação trabalhista.

Pauta-se nos princípios da igualdade, cooperação e democracia, além da autogestão, da solidariedade e na valorização do trabalho. É uma forma de combater a exclusão social e melhorar as condições de labor no âmbito coletivo e de vida da comunidade.

Apesar de ser um tema um tanto quanto obscuro, pouco divulgado, tem ocorrido de forma crecsente no país, bons exemplos são as cooperativas, associações, bancos solidários, comunidades que usam moeda social, entre tantos outros.

Vale a pena mergulhar nesse universo que só tem a colaborar ainda mais com a economia do país, deixando de ter como enfoque a mais valia, decorrente do capitalismo, assim como a exploração dos trabalhadores. Passando a ter como objetivo principal, o benefício da própria comunidade.

Estive olhando o site do Ministério do Trabalho e Emprego e olhando os objetivos do
Programa Economia Solidária em Desenvolvimento.

¨ O objetivo principal do programa é promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas, visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Este objetivo está relacionado aos objetivos do Governo Federal de promover a inclusão social e a redução das desigualdades, e aos objetivos da política setorial do Ministério do Trabalho e Emprego de expandir a economia solidária como alternativa para o desenvolvimento do país. ¨

http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_default.asp

Justamente, programas como estes só colaboram para que tal economia de fato ocorra.




2 comentários:

Elaine Cristina disse...

Muito bom Naiara, esse texto é um excelente esclarecimento sobre a economia solidaria, Parabéns! Elaine

Nanda Anjos disse...

Fora que a economia solidária, nessa época de desemprego, se apresenta como uma alternativa para o trabalhador. Alternativa essa que fortleçe o laço comunitário e valoriza-se o "empregado". Engraçado que passamos por uma matéria chamada Trabalho e educação e vimos pouquíssimo dis~so não é??