terça-feira, 9 de setembro de 2008

Software Livre


O Sofware Livre possibilita que todos tenham acesso aos seus códigos, a complilação e ao código binário da máquina. Disponibiliza tudo e graças a isso, as pessoas que o utilizam, podem ainda alternar, distribuir e estudar. Além de ser usuário, é auditor (fiscal do software) e torna-se mais simples resolver os problemas já que não é necessário escrever para o software como ocorre com o Windows (Software Proprietário, o código fica retido, ninguém tem acesso, só é liberado o executável pela máquina). Com a solução dos problemas "nas mãos", o usuário do Software Livre, certamente, tem mais segurança que aqueles que utilizam o Software Proprietário.

Levando tudo isso em consideração, nota-se que na sociedade atual, na sociedade que tem como meta a inclusão digital cada vez mais intensa, que a utilização do Software Livre é o melhor caminho, já que os gastos são menores e possibilta que computadores antigos sejam utilizados em instituições educacionais e em lugares diversos, inserindo dessa forma o maior número possível de pessoas no mundo virtual, na tecnologia. Apesar das críticas da mídia e de pessoas sem esclarecimento suficiente sobre o assunto, com pouco de conhecimento e bom senso é fácil chegar a tal conclusão.

O link abaixo é do Projeto Software Livre Bahia, apresenta diferenças entre o Software Livre e o Proprietário e conceitua de forma simples o primeiro.

http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/OQueESL

Um comentário:

MONIQUE BERNARDES disse...

Oi nega,

Seu blog esta muito bom e essa postagem bastante interessante!!!

bjinhos...